Minas gerais - inicio de tudo
• Onde ficavam as Minas Gerais
As Minas Gerais ficava na região suldeste do país, pouco colonizada pelos portugueses. As Minas Gerais da época era composta prelos municípios de: Barão de Cocais, Belos Valem, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo.
Em 1696 foi fundado o arraial de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, o qual, em 1711, se tornou à primeira vila de Minas Gerais, núcleo original do atual município de Mariana.
No entanto, a produção aurífera começou a cair por volta de 1750, o que levou Portugal a buscar meios para aumentar a arrecadação de impostos, provocando a revolta popular; que culminou na Inconfidência Mineira, em 1789.
[pic] [pic] Mapa da Região 1709 As sete províncias originais
• Quais as Características da Sociedade Mineradora?
A sociedade mineradora apresentou grande novidade em relação à sociedade açucareira: a existência da classe média colonial (bem numerosa), isso representava uma maior mobilidade social (mais possibilidade de pessoas ascendendo socialmente). Composta de pessoas que não eram ricas como os latifundiários ou dono de grandes minas, mas também não eram trabalhadores pobres que não tinham condições de ter alguns escravos, por exemplo. Eram funcionários públicos, militares, profissionais liberais (pessoas com curso superior que trabalhavam sem patrão como médicos e advogados) e pequenos mineradores. E também havia na sociedade mineradora, um grande estímulo ao desenvolvimento urbano e ao comércio voltado para o comércio interno.
• Como era a organização social?
Nas regiões mineradoras a sociedade era urbana e