Roteiro comida mineira
2013
Introdução
O roteiro Comida Mineira tem como objetivo atrair o turismo gastronômico pra a as cidades de Ouro Preto, Mariana e Congonhas. São cidades próximas e com grande diversidade de pratos típicos da comida mineira, além disso, estão muito ligadas a historia do Brasil colonial. As cidades com mais requinte são Mariana e Ouro preto, dessa forma Congonhas ainda não atingiu o nível de especialização das outras cidades, mas não deixa a desejar de forma alguma em o seu valor gastronômico. A comida mineira é diferenciada de todas as outras do país, especialmente por usar uma grande variedade de ingrediente nativos, dessa forma atrai muitos turistas sendo esse o seu diferencial.
Cozinha Mineira
A cozinha mineira encanta não somente porque é a mais característica do Brasil, mas sobre tudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remontam à época dos escravos, o ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades importantes como Ouro Preto, Diamantina, Sabará e outras, onde se escreveram muitas páginas da história brasileira.
A preparação desses pratos em ambientes modestos e com poucos recursos, termina por despertar um espírito criativo, seja nas misturas dos ingredientes, seja nos seus temperos, dando lugar assim a uma cozinha típica, muito rica e bem variada. O prato "feijão tropeiro", por exemplo, era feito pelos homens encarregados do transporte do ouro desde as minas até a capital do país e era justamente nas paradas feitas durante a viagem que eles preparavam este prato duma maneira bem simples. A cozinha mineira é toda baseada nos produtos de fundo de quintal, o porco, a galinha, o quiabo, a couve, o fubá. Por isso mesmo, é simples mas de um sabor inigualável e marcante. Está intimamente ligada à cultura do povo que a iniciou através das cozinheiras das grandes fazendas.
A