milho
O nome milho vem de uma palavra indígena que significa “sustento da vida”. Até à época da colonização e dos descobrimentos, o milho não era muito conhecido.
A maior cultura agrícola do mundo é a do milho, e os maiores produtores são os Estados Unidos, a China, a Índia e o Brasil.
O milho é um alimento tipicamente indígena, não apenas dos índios brasileiros, mas das três Américas.
Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos dos brasileiros.
Encontramos hoje aproximadamente 150 espécies de milho, com grande diversidade de cor e formato dos grãos.
Curiosidades
Do cabelo ou barba de milho se faz um chá que é excelente para os rins.
O Whisky do tipo Bourbon contém de 50 a 80% de milho.
O amido de milho originado do milho era usado antigamente nas roupas.
Do milho também se extrai o etanol.
Lenda do Milho
A lenda conta como surgiu o milho, segundo os índios parecis. Um grande chefe da tribo, muito antigo, chamado Ainotarê, ao sentir a aproximação da morte, chamou o filho Kaleitoê, ordenando-lhe que o enterrasse no meio da roça.
Avisou ainda que, três dias depois de enterrado, brotaria de sua cova uma nova planta que, pouco depois, daria sementes. Pediu que não as comessem, pois, plantando-as, a tribo ganharia um novo alimento. Foi o que a tribo fez, e surgiu o milho.
Fubá (do quimbundo fuba, "farinha") é a farinha fina feita com milho ou arroz moído muito empregada na culinária, sendo amplamente usada como alimento pelos povos americanos.
já o bolo de milho é