Migração de Peixes
Nome: William Felix Borges
Curso: Engenharia de Pesca Data: 25/08/2014
Professora: Luiza Prestes
Disciplina: Introdução a Engenharia de Pesca
Migração de Peixes
Por gerações o homem tem se admirado com a maravilhosa e deslumbrante migração sazonal e anual de diversas espécies de peixes ao redor de todo o globo. Os peixes em geral frequentemente podem viajar grandes distâncias, podendo com isto encontrar muitos obstáculos e predadores e mesmo assim no final desta incrível jornada sobrevivem e dão continuidade à vida de sua população.
Ao longo dos anos muitos pesquisadores tem desenvolvido muitas explicações, teorias e até superstições a respeito dos peixes migratórios. Porém estudos recentes e não tão recentes assim já explicam esse mecanismo dos peixes. Atualmente, o conhecimento sobre migrações tem se desenvolvido e sabe-se que o retorno anual de populações de peixes que é dependente de diversas variáveis ambientais e físicas.
Os primeiros estudos de migração de peixes no Brasil foram realizados na década de 50, onde foram realizados experimentos de marcação em larga escala e bem sucedidos. Para realizar estudos de migração e saber o comportamento das populações de peixes, o método de pesquisa mais utilizado é da marcação, constituindo em uma técnica essencial. Podem ser utilizados também transmissores de rádio, sendo que os primeiros foram utilizados em salmões no final da década de 50.
Atualmente também se utiliza técnicas de telemetria no monitoramento do deslocamento e na determinação de áreas utilizadas pelas espécies tem respondido as questões relacionadas aos padrões comportamentais em escala de tempo menor, otimizando não só os resultados como também os recursos destinados a esses estudos.
As migrações podem ser diárias, sazonais e anuais, e geralmente estão relacionadas com processos reprodutivos. Porém se sabe que também podem estar relacionadas com disponibilização de alimento, predação e proteção, além de