relatorio quimica
O objetivo dos experimentos realizados foi a demonstração dos métodos e técnicas necessárias à preparação e diluição de soluções, padronização e titulação, mensuração da pureza de uma solução e ainda a realização de cromatografia.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Solução é qualquer sistema monofásico constituído por soluto e solvente. Soluto é a fase dispersa, é aquele que está em menor quantidade. Solvente é o dispersante, é aquele que está em maior quantidade. A concentração de uma solução expressa a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou da solução. Pode ser medida em gramas ou número de mols.
Diluir uma solução é diminuir a quantidade relativa do soluto em relação ao solvente através do acréscimo de certa quantidade de solvente puro.
A titulação consiste na determinação do título ou da concentração mediante o volume necessário de uma solução padrão para reagir com um volume de uma solução problema.
─ Acidimetria é a determinação da dosagem de um ácido empregando uma solução padronizada de uma base.
─ Alcalimetria é a determinação da dosagem de um base empregando uma solução padronizada de um ácido.
─ Permanganometria é a determinação da dosagem de uma solução redutora empregando uma solução padronizada de permanganato de potássio (solução oxidante) em meio ácido).
- Indicadores: são substâncias orgânicas que se comportam como ácidos fracos ou como bases fracas e que dentro de uma faixa estreita de pH mudam de coloração. Na titulação de ácido forte com carbonato de sódio, deve-se usar alaranjado de metila, e na titulação de base forte com biftalato de potássio ou ácido forte, usa-se fenolftaleína.
“A palavra cromatografia, do grego kromatos - cor e grafos - escrita, foi primeiramente usada em 1900 por Mikhail Tswett, um botânico russo, para descrever a separação de pigmentos de plantas em zonas de cores distintas” (MARQUES, J. A.; BORGES, C. P. F., 2007, p. 151). “Entre os métodos modernos de análise, a