Mieloide
DEFINIÇÃO:
É um câncer da linha mielóide dos glóbulo branco que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas – os blastos - que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na , interferindo na produção normal de outras células sanguíneas. É o tipo mais comum de leucemia aguda que afeta adultos, e sua incidência aumenta com o envelhecimento.
*Obs, : Aguda significa que a doença se desenvolve rapidamente.
EPIDEMIOLOGIA:
A leucemia mieloide aguda (LMA) é a leucemia mais comum, afetando uma faixa etária bastante ampla. Sua incidência começa a se elevar a partir dos 15 anos e tende a aumentar progressivamente com a idade. Um adulto com leucemia aguda provavelmente tem LMA. Na criança, com menos de 12 anos de idade, a LLA é mais comum (90% dos casos). A LMA tem ligeira preferência pelo sexo masculino.
CLASSIFICAÇÃO:
Baseado no que foi explicado acima, podemos entender por que as leucemias são dividas em leucemias mielóides (também chamadas de mieloblásticas ou mielocíticas) e leucemias linfóides (também chamadas de linfoblásticas ou linfocíticas), de acordo com a linhagem que sofre transformação maligna.
A segunda classificação se dá entre leucemias agudas e leucemias crônicas. As agudas são aquelas causados pela produção excessiva de leucócitos jovens, chamados de blastos, enquanto que a crônica ocorre por acúmulo de leucócitos maduros. Nas duas formas, tanto os leucócitos maduros quanto os blastos são células defeituosas, sem função, e produzidas descontroladamente.
Bom, chegamos então a classificação final das principais leucemias. São elas:
-Leucemia mielóide aguda(LMA)
-Leucemia mielóide crônica(LMC)
-Leucemia linfocítica aguda(LLA)
-Leucemia linfocítica crônica(LLC)
SINAIS:
Sangramento no nariz
Sangramento na gengiva
Hematomas
Dor ou sensibilidade nos ossos
Fadiga
Febre
Períodos menstruais de