mielografia
A mielografia é uma técnica através da qual se tira uma radiografia da medula espinal após uma injeção de um meio de contraste radiopaco na zona que se pretende examinar. A mielografia permitirá analisar as anomalias do interior da coluna vertebral, como uma hérnia discal ou um tumor canceroso 1 .
A prática da mielografia encontra-se cada vez mais a perder terrenos para outras tecnologias como o TAC (Tomografia Axial Computadorizada) e a RM (Ressonância Magnética) sendo usada apenas no caso de qualquer uma destas duas não fornecer informação suficiente ou no caso de não poder ser aplicada ao paciente, como no caso da RM caso o paciente tenha algum metal no corpo.
mielografia consiste em um exame de imagem, que inclui a introdução de uma agulha no interior do espaço subaracnóide espinhal (procedimento conhecido como punção lombar), administrando-se então uma substância de contraste, a fim de torná-la visível aos exames radiográficos ou tomografias computadorizadas.
Há alguns anos atrás a mielografia era um procedimento realizado somente em casos especiais; todavia, nos dias de hoje, com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos meios de contrastes, trata-se de mais um exame contrastado de rotina.
Para a realização do exame, o paciente normalmente é posicionado de lado com as pernas flexionadas ou sentado. Realiza-se uma antissepsia no local onde será feita a punção lombar é e, por conseguinte, é feita uma anestesia local. Em sequencia, introduz-se o contraste no interior do espaço subaracnóide. Normalmente o paciente é colocado sobre uma mesa que pode girar ou inclinar para fazer o contraste fluir em direção à cabeça ou aos pés, dependendo da região que se deseja examinar. Em seguida, são feitas radiografias da coluna, que podem ser complementadas com a tomografia computadorizada.
Este procedimento é indicado para detectar diferentes condições, sendo as mais comuns tumorações malignas ou benignas, cistos ou núcleo pulposo herniado. Nos