Radiologia
O sistema nervoso é composto de cérebro, medula espinhal, nervos, gânglios e órgãos dos sentidos espaciais, tais como os olhos e os ouvidos.
A função do sistema nervoso é regular as atividades orgânicas como impulsos elétricos que percorrem vários nervos.
Radiografias da coluna podem ser úteis quando se suspeitar de uma lesão da medula espinhal ou dos discos vertebrais. Esses estudos podem revelar evidências positivas de valor considerável em muitos tumores medulares, mas também são úteis para a exclusão ou a demonstração de infecções, tumores, alterações degenerativas e lesões afetando as vértebras. Em muitos casos, o exame pode ser limitado a uma única incidência antero-posterior e uma lateral. Em outros casos pode ser necessário o uso de múltiplas projeções, incluindo incidências oblíquas ou radiografias obtidas com o paciente fletindo ou estendendo a coluna. As radiografias simples vão determinar também se há uma anomalia de segmentação ou uma vértebra de transição que vão localizar corretamente o nível espinhal.
As variações no tamanho do canal espinhal são muito importantes para determinar a probabilidade de compressão da medula espinhal em conseqüência de pequenos defeitos produzidos por cristas ou esporões ósseos, pequenas herniações de discos intervertebrais ou tumores. Estreitamento ou estenose no processo de desenvolvimento pode afetar vários segmentos.
Embora seja raro, o envolvimento de vértebras individuais pode causar uma significativa estenose local.
Como ocorre em outras partes da anatomia, para observar radiografias da coluna vertebral, devemos elaborar um sistema ordenado de visualização das estruturas, de modo que não passem despercebidas pequenas alterações em relação ao normal. Faz pouca diferença como se procede, desde que toas as partes sejam observadas cuidadosamente.
Mielografia
A mielografia consiste na introdução de uma substância de contraste no espaço subaracnóide espinhal para torná-lo visível às radiografias ou