mielografia
Lista de imagens
Lista de abreviaturas e siglas
Cm – centímetros
LCR – líquido cefalorraquidiano g - -gramas h – horas ml – mililitro
AP – Antero posterior
RX – raio –X
OB – Obliqua
Introdução
Nesse trabalho você vera a seguir que a colangiografia consiste еm um exame dаѕ vias biliares, e que este exame pode ser feito por RX e dividido em 4 exames, colangiografia venosa, este tipo de colangiografia tem por objetivo observar, por meio de radiografias, as vias biliares infundindo-se contraste na corrente sanguínea do paciente, via endoscópica, é um exame de parte do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar. A colangiografia intra-operatória é exame realizado durante a colecistectomia, há a administração de contraste diretamente na árvore biliar durante a cirurgia de remoção da vesícula, a colangiografia pós-operatória é realizada com o objetivo de estudar os ductos biliares após a cirurgia de remoção da vesícula.
Veremos também o exame de mielograma, também chamado de medulograma, é um dos exames que avaliam anatomicamente a medula óssea está localizada no interior dos ossos.o sexo feminino mas também atua sobre o sexo masculino.
Desse modo você vai aprender que outro exame complementar ao mielograma é a biópsia medular, feita por meio de técnica similar, contudo é contra-indicada a realização desta no esterno, sendo habitualmente feita na crista ilíaca.
Sendo assim, no decorrer deste trabalho veremos como estes exames são realizados como e feito o contraste, qual o procedimento do técnico e paciente, e saber que aparelho usamos e como vamos usar o mesmo.
Anatomia
A vesícula ou bexiga biliar, localizada na face inferior do fígado, é uma espécie de bolsa lateral ao canal biliar. Tem parede muscular e a mucosa, sua camada mais interna tem capacidade de absorver água. A bile produzida pelo fígado é importante na digestão especialmente das gorduras. Depois de secretada pelas células hepáticas ela é