midia no esporte
Atualmente os esportes estão “na boca do povo”, como diz o ditado popular, devido a sua grande repercussão gerada pela mídia, mas esta acaba por interferir no esporte com a sua forma de consumo. Cada vez mais o esporte vem deixando de lado os seus benefícios, como a união entre pessoas, melhorias na saúde ou até mesmo a apreciação do espetáculo esportivo, para torna-se uma mercadoria e forma de consumo.
Diversos são os casos de atletas bem-sucedidos utilizados como “mercadoria”, fazendo com que a sociedade seja induzida ao consumo. O poder da mídia sobre os esportes é tão grande que ela transforma o esporte em um enorme espetáculo, criando ídolos e até mesmo heróis. Assim como no vôlei, que teve suas regras alteradas, diminuindo o tempo da partida, o que possibilitou a transmissão do jogo.
A mídia influência os esportes de acordo com seus interesses econômicos, sempre tentando aumentar a audiência, e consequentemente, seu lucro. Concluindo então, que a influência da mídia tende a ser mais negativa do que positiva, devido aos exageros e distorções.
Interesses da mídia
A relação entre mídia e esporte vem se estreitando cada vez mais ao longo dos anos, desde quando o esporte era utilizado como modelo político-ideológico até chegarmos ao estado atual de interligação mídia-esporte. O grande aumento na cobertura esportiva da mídia tem sido o principal motivo para que hoje tenha esse marketing esportivo. Sem essa cobertura, o enorme crescimento dos interesses pelo esporte nunca teria ocorrido, e as várias outras indústrias midiáticas não teriam se desenvolvido.
A mídia foi/é a maior responsável pela popularização do esporte, mas claro, expandindo cada vez mais seus interesses pelas diversas modalidades que constitui o esporte. Ela passou a “atender” muito melhor os seus clientes (telespectadores) e o mercado de propaganda.
A mídia não tem somente o intuito de divulgar informações, mas como também a venda do seu próprio