esporte e mídia
A mídia e esporte vem se unindo cada vez mais ao longo dos anos, até chegarmos ao estado atual de dependência de ambas. O marketing esportivo tem sido o principal elemento para o crescimento mundial na cobertura esportiva. Sem a tal cobertura, o grande crescimento do interesse pelo esporte nunca teria ocorrido, e as várias indústrias que dependem dele jamais teriam se desenvolvido (sendo que é o maior responsável pela popularização do esporte), ampliando o interesse pelas diversas modalidades, antes que se reduzissem os amadores de esportes, a mídia passou a atender melhor as requisições de seus consumidores, sendo eles os telespectadores e torcedore. A televisão é ainda o principal responsável pela globalização do esporte.
Mas quando se liga a televisão o esporte mais mostrado e comentado é o futebol, por que? E se tratando de televisão e assim como a mídia em geral, não se pode levar as pessoas ao consumismo e ao sedentarismo?
A televisão deve exibir diversas modalidades esportivas não somente o futebol que se populariza cada vez mais. Mas sim estimular a prática de exercícios físicos. Aos poucos as pessoas podem se tranformar em consumidoras de produtos ligado aos destaques dos esportes, e em pessoas sedentarias e conformistas comtal realidade. Esta é a estratégia das empresas transnacionais que fabricam produtos esportivos. Além de popularizar o esporte pela mídia, assim como a globalização dos atletas, e o desenvolvimento do marketing esportivo, a exposição de mídia se encontra nos ganhos relacionados a indústria esportiva, tais como patrocínio, bilheteria e venda de produtos, cujos valores crescem proporcionalmente à audiência atingida.