microscopio
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – ICET
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
THAIS TRINDADE DA CRUZ
MICROSCÓPIO
Teófilo Otoni – MG
ABRIL/2014
THAIS TRINDADE DA CRUZ
MICROSCÓPIO
Avaliação acadêmica - Avaliação apresentada à disciplina CTT150: BIOLOGIA CELULAR, ao curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, sob orientação do professor Caio Cesar de Souza Alves.
Teófilo Otoni – MG aBRIL/2014 Instrumento de óptica destinado à ampliação e observação de pequenos objetos. A ampliação consiste no aumento em grande proporção dos diâmetros aparentes dos objetos a observar. A dois tipos básicos de microscópios: os simples e os compostos. Microscópio simples, também conhecidos como lupas, ampliadores ou lentes de ampliação, contam de lentes que eqüivalha a esse tipo. Algumas são montadas em suportes para maior facilidade de manuseio e melhor observação; tais suportes podem ser fixos ou portáveis, como os usados nas lentes destinados à leitura, sendo classificadas, por alguns autores, em quatro grupos: lentes para leitura, ampliadores de bolso, lupas de relojoeiro e lupas de suportes especiais.
Microscópio composto É constituído por mais do que um sistema de lentes e a formação da imagem é determinada, em grande parte pelo comprimento de onda da luz utilizada na iluminação da amostra e pelas propriedades físicas da mesma. Um microscópio composto é um instrumento óptico composto fundalmentamente por um tubo delimitado nas suas extremidades por lentes esféricas convergentes, formando uma associação de lentes separadas A lente mais próxima do objeto observado é chamada objetiva, e é uma lente com distância focal na ordem de milímetros. A lente próxima ao observador é chamada ocular, e é uma lente com distância focal na