Microscopio
Zacharias Jansen e um microscópio que, acredita-se, tenham sido fabricados por ele. O modelo foi encontrado na Holanda, no século XVII.
O século XVII foi um período de grande interesse pelos microscópios. A própria palavra microscópio foi oficializada na época pelos membros da Academia dei Lincei, uma importante sociedade científica.
No final do século XVII, os microscópios sofreram uma mudança no seu desenho básico, um tripé de apoio passou a ser utilizado. O primeiro esquema de microscópio com tripé foi divulgado na Alemanha em 1631.
A denominação de "microscópio" foi dada por Johann Giovanni Faber (1570-1640) de Bamberg em 1624. Os vocábulos provem de dois vocábulos gregos: - "micros, pequeno e skopein, ver, examinar". O famoso Galileu Galilei, (1564-1642), natural de Pisa, eminente físico e matemático, combinou as lentes ou cristais de aumento num tubo de chumbo ou papelão, construído por ele mesmo, Com este instrumento Galileu, conseguiu um aumento de trinta vezes.
Por volta de 1650, Robert Hooke, fabricou um microscópio óptico composto (m.o.c.) bastante aperfeiçoado que lhe permitiu observar um pedaço de cortiça. Leeuwenhoek biólogo, nasceu na Holanda em 1632. A princípio, construiu microscópios por distração. Chegou a construir mais de 400 deles. O mais potente aumentava os objetos 275 vezes.
Oculares: Ampliam a imagem fornecida pelo sistema de objectivas.
Canhão ou tubo: Serve de suporte ao sistema ocular
Braço: Serve de suporte á platina e ao revólver
Revólver: Serve de suporte ás objetivas e permite a sua mudança