microscopio
O Microscópio Óptico Composto é um instrumento utilizado para a observação de objetos ou seres muito pequenos, através de uma série de lentes que proporcionam a melhor visualização das microestruturas, revelando detalhes das ampliações. Ele é formado por um sistema mecânico, que serve de suporte, e um sistema óptico, que permite o aumento das imagens.
Diante disso, os objetivos desta aula foram:
* Aprender a manusear adequadamente o microscópio;
* nomear as várias partes que constituem o microscópio;
* observar uma lâmina pronta de uma célula animal eucariótica;
* praticar a focalização do microscópio óptico.
OBJETIVOS
Esta aula tem como objetivo ensinar a manusear um microscópio de luz óptico comum. Para isso será fornecido um impresso contendo as partes mecânicas básicas a serem conhecidas e o mecanismo de luz dentro do aparelho,que permite observar um corte de material biológico aumentado no mínimo 40x,também serão apresentada a técnica básica de preparação de laminas.
Há duas divisões que podem ser colocadas para o estudo do microscópio óptico. Como o próprio nome diz, ele é composto por uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes (objetivas, ocular e condensador), pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.
A visualização no microscópio se dá da seguinte forma: o condensador é responsável pelo ajuste de luminosidade e pela projeção de um cone de luz em um espelho, passando pela lâmina até que chegue às objetivas. O microscópio óptico possui objetivas de 4, 10, 40 e 100, que proporcionam uma visão panorâmica de aumento aproximado de 40x, 100x, 400x e 1000x, respectivamente, sendo que para a visualização de estruturas com aumento de 1000x é necessária utilização de óleo de imersão para que a lâmina não seja danificada. Nas lentes objetivas a imagem é ajustada pelo seu limiar de resolução, que proporciona