microeconomia
O presente trabalho vista expor de forma breve e sucinta o estudo da microeconomia e seus ramos, pois ela tem abrangido diversos agentes econômicos produtor (vendedor), consumidor (comprador) e os mecanismos de mercado e seu funcionamento. Pois tem sido cada vez mais notório a sua participação no nosso dia a dia, causando diversas dúvidas sobre o seu funcionamento e a sua importância. Sendo assim o trabalho tem como objetivo salientar a importância dessa ciência no nosso dia a dia.
Microeconomia
Conceito
Microeconomia ou Teoria dos Preços é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e famílias) analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:
• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
Lei da Oferta
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam comercializar em um determinador período de tempo em um território, por exemplo produção de cana em alta, grande oferta de açúcar ou álcool. A oferta representa os planos dos produtores ou vendedores, em função dos preços de mercado, visto que a