Microbiologia
FARMÁCIA – 3º SEMESTRE - NOITE
WILSON PIRES DE FARIAS JÚNIOR
MICROBIOLOGIA
FORTALEZA – CEARÁ
2015
MICROBIOTA NORMAL
Nosso corpo é habitado por milhares de micro-organismos que, quando são inofensivos, são chamados de flora normal ou microbiota normal. A Microbiota Normal é composta por grupos de micro-organismos que habitam a pele e as mucosas da maioria dos indivíduos causando doenças apenas em situações especiais. Pele, conjuntiva, cavidade oral e faringe, fossas nasais, aparelho digestivo, vagina e uretra anterior são os principais locais do corpo humano onde há a presença destes micro-organismos. O número e as espécies que formam a flora microbiana normal variam de acordo com a região do corpo e com a idade do hospedeiro, e às vezes o sexo do hospedeiro. Porém algumas regiões do corpo estão livres destes micro-organismos como o sangue, bexiga, útero, ouvido médio, rins, seios paranasais, trompas e fluido cerebroespinhal.
A formação da microbiota normal, com a qual o homem convive por toda a vida, tem inicio no momento do nascimento, pois, ao passar pelo canal do parto, ele recebe os primeiros componentes de sua microbiota. Sua importância é impedir a colonização por patógenos do meio externo e o possível desenvolvimento de doença por meio de interferência bacteriana, estimulação do sistema imune papel no metabolismo e na nutrição humana e ajudar na absorção de nutrientes.
A Microbiota normal dificulta o desenvolvimento de possíveis patógenos através da competição biológica, onde algumas espécies bacterianas além de consumir mais rapidamente os nutrientes, produzem metabólitos que inibem o crescimento de outras espécies bacterianas. Pode ser subdividida em: Residente ou Transitória. Residente: consiste em micro-organismos encontrados com regularidade em determinada idade e área da superfície, sendo perturbada, recompõe-se com facilidade. Transitória: consistem em micro-organismos não patogênicos ou