Microbiologia
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRICOLA
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
Características físicas, químicas e biológicas da água.
Campina Grande – PB
30 de agosto de 2013
Introdução Os tipos de microrganismos encontrados em um ambiente aquático são, de forma ampla, determinado pelas condições físicas, químicas e biológicas que prevalecem naquele ambiente. Essas condições ambientais variam de um extremo a outro em relação a fatores como turbidez, temperatura, pH, entre outros.
Desenvolvimento Os principais indicadores de qualidade da água são discutidos a seguir, separados sob os aspectos físicos, químicos e biológicos.
1. Turbidez
A turbidez é a presença de matéria em suspensão na água. O material em suspensão, responsável pela turbidez da água, inclui: (1) partículas de materiais minerais provenientes da erosão da costa terrestre; (2) detritos, formados por matéria orgânica particulada, como fragmentos de celulose, hemicelulose e quitina; e (3) microrganismos suspensos. Quanto maior a turbidez da água, menor é a penetração de luz e menor será a profundidade da zona fótica. Material particulado também serve como superfície à qual os microrganismos aderem. O material particulado também serve de substrato que pode ser metabolizado por microrganismos. Para o padrão de potabilidade, a turbidez tem que ser inferior a uma unidade.
2. Cor
A cor resulta da existência, na água, de substâncias em solução. Pode ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos. O padrão de potabilidade exige a intensidade da cor inferior a cinco unidades.
3. Temperatura
É a medida da intensidade de calor. A temperatura é um parâmetro importante, pois, influi em algumas