Analise de mercado Nextel
Pontos fortes:
Um dos pontos fortes do aparelho é o fato do usuário poder utilizar o sistema de ligação via ondas de rádio, ou seja, sem custo algum (por não fazer uso de operadoras para tal). Ao contrário de celulares e smartphones convecnionais, os aparelhos Nextel têm um custo relativamente baixos. Claro, o visual não é tão atrativo quanto um iPhone, mas desempenha com total excelência o papel para o qual foi designado.
O nextel possui suas particularidades de função mas é voltado mais para um público cujo apelo financeiro seja mais importante que o apelo apresentativo. Por suas facilidades e planos, é ideal para um público corporativo.
Apesar da objetividade e do lema “falar muito a baixo custo”, o Nextel é compatível com aparelhos mais ousados e repletos de funções, como modelos da Blackberry e outros. A Nextel oferece vários planos que podem se encaixar perfeitamente no bolso de quem realmente não quer gastar, com chamadas gratuitas para outros aparelhos Nextel, minutos para celulares de qualquer operadora, além de chamadas locais e interubanas.
A Nextel oferece vários planos que podem se encaixar perfeitamente no bolso de quem realmente não quer gastar, com chamadas gratuitas para outros aparelhos Nextel, minutos para celulares de qualquer operadora, além de chamadas locais e interubanas. O Nextel não é apenas um rádio. Ele possui as mesmas funções que qualquer celular convencional: bluetooth, rádio, discagem rápida e agenda telefônica.
Pontos fracos:
Para adquirir um Nextel, o cliente precisa ter uma renda superior a r$ 2.000,00, o que, de certa forma, limita a o crescimento da operadora. Existem poucos locais de atendimento da empresa e não há grande variedade de aparelhos e o preço de ligações interubanas é abusivo, comparado as outras operadoras.
Ameaças e oportunidades
Ameaças
No Brasil, duas das grandes operadoras de celular, Tim e Vivo, também possuem serviço de rádio, com planos mais acessíveis e para