Micoses
É a parte da microbiologia que estuda os fungos.
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
Os fungos não possuem clorofila, logo não fazem fotossíntese e necessitam de nutrientes, como a glicose, que são absorvidos do meio ambiente.
Morfologia
Há duas formas básicas:
1- Levedura: forma parasitária, crescem a 37ºC, são anaeróbias facultativas (sobrevivem com ou sem O2 e se reproduz ou multiplica-se por brotamento;
2- Filamentos: forma infectante, crescem a 28º C , são aeróbios obrigatórios, (só sobrevivem em ambiente com O2) e multiplica-se pela forma assexuada, ou por perpetuação da espécie.
Fatores pré- disponentes à infecção.
Os fungos podem ser encontrados na flora normal do organismo. Porém, alguns fatores podem torná-los oportunistas e fazerem com que causem infecções como:
- Sistema imune debilitado. - Alterações metabólicas, - Condutas invasivas e traumáticas, - Dieta (alimento mofados), - antibioticoterapia prolongada, - Atividade profissional (micologistas ,atletas, etc.).
Metabolismo dos fungos
Os fungos se nutrem de plantas, animais vivos e matérias orgânicas em decomposição; estão disseminados na natureza, no solo na vegetação (em decomposição) e nos excrementos dos pássaros. Os fungos são considerados parasitas e os danos causados por eles são conhecidos como micoses. Existem três tipos principais de micoses:
1. Micoses sistêmicas- Comprometem os órgãos internos, geralmente os pulmões.
2. Micoses Subcutâneas- Afetam a pele, o tecido subcutâneo, e algumas vezes o osso.
3. Micoses Superficiais – Afeta a camada externa da pele (epiderme),cabelos e unhas.
PARASITOLOGIA
É o ramo da biologia que estuda os parasitas, animais, vegetais e o parasitismo.
PARASITA OU PARASITO Parasita é um ser do reino animal