Micologia
Agentes Etiológicos das Micoses Oportunistas
Introdução
A maioria dos fungos são microorganismos saprofíticos, que vivem da degradação de restos orgânicos, sobretudo, no solo. Podem, também, viver como seres comensais. Porém, diversos fungos, presentes no meio ambiente ou integrantes da microbiota indígena do homem, podem, em determinadas situações, tornarem-se patogênicos. Nessas ocasiões, podem provocar quadros clínicos variáveis, desde processos benignos a septicemias, que se não forem diagnosticados e tratados em tempo, podem se tornar fatais. Todas as vezes que o organismo humano encontra-se debilitado por causas diversas, criam-se oportunidades para que um fungo torne-se patogênico. Essas causas incluem fatores intrínsecos, ligados ao hospedeiro, e fatores extrínsecos, conforme o quadro.
Agentes Etiológicos das Micoses Oportunistas - Departamento de Microbiologia - ICB/UFMG - Net Micro
Os fungos mais comumente isolados de infecções oportunistas são Candida albicans e outras espécies; Cryptococcus neoformans; Aspergillus (predominando o Aspergillus fumigatus); Fusarium sp., Cephalosporium sp., Zigomicetos (Mucor, Absidia, Rhizopus); Basidiomicetos (Coprinus delicatus); Geotrichum candidum; Rhodotorula rubra, Cladophialophora bantiana, Exophiala sp. Nos últimos anos, principalmente, com o aumento do número de casos de infecção pelo HIV, as infecções oportunistas têm sido caracterizadas pelo aumento de sua freqüência, pela diversidade dos fungos isolados e pelo aumento da gravidade das infecções.
Febre persistente de etiologia indeterminada em imunocomprometido é indicação de hemocultura para fungos.
Candidíase Etiologia
É a micose oportunista mais comum em pacientes imunocomprometidos. Causada por fungos leveduriformes do gênero Candida. As