A imprensa faz e desfaz um presidente - resenha
Setor de Ciências humanas Letras e Artes
Departamento de História
Licenciatura em História
Programa Orientado de Revisão Bibliográfica
Professora: Ângela
Aluno: Hevilton
Fundação Getúlio Vargas
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil-CPDoc.
LATTMAN-WELTMAN, Fernando. A imprensa faz e desfaz um Presidente/ Fernando Lattman-Weltman, Plínio de Abreu Ramos, José Alan Dias Carneiro. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. 166 p.
Os Autores: Fernando Lattman-Weltman- Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas pelo Estado do Rio de Janeiro. Suas áreas de pesquisa são Mídia e Política, Pensamento Social e Político Brasileiro, Atitudes e Ideologias Políticas, Teoria Política moderna e contemporânea, História do Brasil República e Ética e Política.
Cientista político e sociólogo, Fernando Lattman-Weltman desenvolve pesquisas sobre mídia e política, teoria democrática, instituições políticas e pensamento social e político. Tendo iniciado sua formação em pós-graduação com investigação sociológica sobre o ethos profissional dos jornalistas, ingressou no Cpdoc em 1991, engajando-se então nos projetos de informatização e atualização do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro - Pós 1930 (DHBB) e na constituição de um núcleo de pesquisas sobre mídia, política e história da imprensa no Brasil. Dessa última experiência resultaram trabalhos como a co-autoria dos livros A imprensa faz e desfaz um presidente (1994), Mídia e Política no Brasil (2003) e Eles mudaram a imprensa (2003), entre vários outros artigos publicados em livros e periódicos acadêmicos. Passou então a adotar um enfoque predominantemente teórico e empírico-institucional. A partir daí ampliou seu campo de interesses para englobar questões relativas à retórica política, ao papel dos intelectuais na História, ao desenvolvimento institucional brasileiro e à mobilidade social das elites. Resulta daí sua tese