Micologia
A micologia é o estudo dos fungos, e as infecções fúngicas são conhecidas como micoses. Os fungos patogênicos são, em sua maioria, exógenos, e a água, o solo e os resíduos orgânicos são os seus hábitats naturais. As micoses de maior incidência, a candidíase e a dermatofitose, são causadas por fungos que fazem parte da microbiota normal ou estão altamente adaptados à sua sobrevida no hospedeiro humano.
A parede celular dos fungos contém uma substância chamada quitina. Muitos fungos são unicelulares, durante alguma fase do seu ciclo de vida (por exemplo, as leveduras), outros crescem como filamentos chamados hifas, que se entrelaçam para formar uma massa chamada micélio;
Lembre-se os fungos são eucarióticos.
REPRODUÇÃO:
Dependendo da espécie, as células do fungo podem se reproduzir assexuadamente por brotamento, por alongamento da hifa ou por formação de esporos. Esporos – a reprodução sexual de muitos fungos envolve a fusão nuclear de dois gametas e sua subsequente divisão em muitos esporos sexuais.
CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS VERDADEIROS:
Basidiomicetos
Oomicetos Zigomicetos Ascomicetos Deuteromicetos
COGUMELOS:
Os cogumelos (Basidiomicetos) são uma classe de fungos verdadeiros formados por um esqueleto de fitas ou filamentos (micélio) que crescem no solo ou num toco em apodrecimento, e o corpo frutífero (cogumelo) que forma e libera esporos.
Um, esporo, muito semelhante a uma semente de planta, germina num novo organismo.
Muitos cogumelos são deliciosos, mas muitos que lembram fungos comestíveis são extremamente tóxicos e muitos causam danos permanentes no cérebro,ou mesmo a morte.
MOFO:
Corresponde a fungos frequentemente visto na água, no solo e em alimentos. Crescem sob a forma de filamentos ou hifas que formam o micélio do mofo. A reprodução é por formação de esporos, sexuados ou assexuados, nas hifas reprodutivas. A importância comercial dos mofos tem