mico
Micologia: Ciência que estuda os fungos macro e microscópicos (Micologistas, micetologistas) – abrange a taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, os quais podem ser Parasitas, saprófitos ou decompositores.
Os fungos (Fungi) são um vasto grupo de organismos heterotróficos classificados como um reino pertencente ao Domínio Eukaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras.
O Reino Fungi
Este Reino sofreu várias mudanças nas ultimas décadas – atualmente os Eumycotas (fungos verdadeiros) reconhece quatro divisões: os Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.
Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planeta Fungos parasitas infectam animais, incluindo humanos, outros mamíferos, pássaros , insectos e plantas. A grande maioria das plantas vasculares têm associações simbióticas com fungos, a nível da raiz, ao que se dá o nome de micorrizas. Esta associação ajuda as raízes na absorção de água e nutrientes.
Alguns fungos, tais como: Shiitake, Porto Bello, Champignon, shimeji, Maitake e Mexican Corn Smut, são utilizados como alimento; outros são extremamente venenosos (Amanita muscaria)
Estrutura e Composição dos Fungos
Parede Celular
É constituída de carboidratos, polissacarídeos, lipídios e glicoproteínas.
São quimio-heterotróficos.
São aeróbios ou anaeróbios facultativos.
Alguns espécies de fungos apresentam melanina na sua parede celular (demácios), conferindo resistência aos raios ultravioletas e as enzimas líticas.
Levedura
Os fungos crescem na forma de Bolor
Dimórfica
Leveduras
As leveduras são formas unicelulares, não filamentosas, caracteristicamente esféricas ou ovais;
As leveduras se multiplicam por fissão binária, produzindo células iguais, ou por brotamento (gemulação),