Michele Idoso
PROFESSOR (A): Michele Fernandes
1º SEMESTRE 2015
FACULDADE PITAGORAS Poços de Caldas
ALUNO: Karla Turacio TURMA : 6º SEMESTRE
Curso : Psicologia
DATA: 09 / Abril /2015
TURNO: Noturno
TEMA:condição do jovem adulto Brasileiro
A juventude assim como as outras fases da vida é marcada por uma tragetoria de construção social, histórica e cultural de modo que cada momento possui funções e representações diferenciadas.
Os jovens Brasileiros vêm construindo trajetórias e projetos de vida a partir desse novo olhar de ver as coisas essas mudanças fizeram com que o processo de passagem para a vida adulta ficasse cada vez mais desafiador e muitas vezes são afetados diretamente por essa realidade.
O jovem enfrenta algumas dificuldades em relação a sua inserção profissional e o aumento das exclusões social, o mal-estar vivenciado diante das transformações e a confusão destes conflitos que servem para a definição de si mesmo, seja cada vez mais comum estes jovens adultos se encontrarem em crises de identidade.
Se trata de uma sociedade em que o que prevalece e a valorização do desempenho ,no qual todos são intimados a ser super ativos nos diversos âmbitos da vida ,a elevar o máximo os potenciais de forma física, saúde de sexualidade e de beleza.
A idéia de superar-se vence e invade a existência como um todo é necessário a certeza de que devemos ser competitivos e assumir riscos, atingir o topo e correr atrás da suposta idéia de “felicidade”.
No ambiente social o desenvolvimento desenfreado das tecnologias faz com que o jovem brasileiro seja corroído pela ansiedade e pelo medo com relação ao futuro incerto.
A lógica do descartável traz a noção de curto prazo fazendo com que os jovens internalizem a suposta maneira de que tudo tem que ser para “ontem “seja em relações afetivas e profissionais , ficando cada vez mais evidente de que muitos dos jovens não conseguem lidar com as frustações .