Meyerhold
Vsevolod Emilevich Meyerhold, era pseudônimo de Karl Kazimir Theodor Meyerhold, mais conhecido apenas por Meyerhold. Importante encenador, ator e teórico de teatro, nasceu em Penza na Rússia, no ano de 1874.
Foi a Moscou estudar direito, mas deixou a escola em 1896 e se embrenhou nas aulas de Vladimir Nemirovich-Danchenko, no Moscow Philharmonia. Formando-se ator, em 1898 foi convidado a se juntar à trupe do recém fundado Teatro de Arte de Moscou - TAM, onde trabalhou por quatro anos. Danchenko e Stanislavski criaram o TAM para escapar e se contrapor ao tradicionalismo teatral de então, aos clichês repetitivos e enfadonhos, às interpretações baseadas na imitação pela imitação, na cópia servil. Templo do naturalismo e do realismo psicológico, o Teatro de Arte foi a grande escola de Meyerhold, que em 1902, desejando desbravar novos horizontes, decide percorrer caminhos próprios fundando uma nova trupe, a Sociedade do Drama Novo. Em oposição ao naturalismo teatral, desenvolveu uma técnica de encenação antinaturalista denominada Biomecânica (um estudo das ações físicas com o propósito de decompor cada movimento, possibilitando uma melhor análise dos seus significados, leveza e clareza de expressividade.)
Passa, então, a inspirar-se no impressionismo, no cubismo e finalmente no expressionismo alemão para desenvolver uma pesquisa de trabalho muito particular. A partir de pesquisas no teatro popular, na commedia dell’arte, as improvisações, a pantomima, o grotesco e o simbolismo cênico, desenvolveu uma disposição frontal das personagens com pesquisas voltadas à dicção do ator e com a substituição da cenografia complexa do naturalismo pela iluminação como síntese.
Em 1905, Stanislavski convida Meyerhold para dirigir mais uma vez o seu Estúdio. Mais uma vez, ambos irão se desentender artisticamente e o projeto de desenvolverem novamente um trabalho em conjunto é desfeito. Apesar de Meyerhold e Stanislavski serem tratados como opostos teatrais – um preocupado