Meus documentos
Introdução:
Na ciência, a noção de equilíbrio é muito importante. Em física, se estuda o equilíbrio dos corpos, entendido como resultados da ação de forças que se opõem e se anulam.
Um exemplo interessante é o da evaporação da água. Se colocarmos água em um recipiente fechado, teremos moléculas de água passando continuamente do estado líquido para o de vapor e do vapor para o líquido (processo reversível). Quando a velocidade de vaporização se iguala à de condensação, dizemos que o sistema atingiu o equilíbrio.
Com as reações químicas acontecem fenômenos semelhantes. Para percebermos a importância desse tema, podemos citar as reações químicas que acontecem nos sistemas biológicos: Nossa própria vida, por exemplo, não é possível sem o equilíbrio entre O2 e CO2 em nosso sangue, ou entre o Na+ e o K+ em nossas células.
De forma simplificada podemos dizer que quando ocorrem duas reações simultaneamente em sentidos contrários e com a mesma velocidade houve "Equilíbrio Químico".
Reversibilidade de reações químicas e conceito de EQUILÍBRIO QUÍMICO
Observe a reação química que representa a produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) :
N2(g) + 3H2(g) ⇾ 2NH3(g)
Podemos interpretar essa reação química da seguinte maneira: Os gases H2 e N2 ao se chocarem, formam amônia. Porém, em determinado momento, uma análise revela que além de NH3 no recipiente, ainda resta H2 e N2.
O fato de muitas reações químicas não chegarem a se completar totalmente está relacionado ao conceito de equilíbrio químico.
Reação reversível ( ) É aquela que se processa no sentido direto (reagentes → produtos) e no sentido inverso (produtos → reagentes), até atingir um estágio de equilíbrio químico.
A produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) é uma reação reversível e, deve ser