Meu Projeto
TÍTULO: Procedimentos didáticos para aquisição de leitura e escrita com surdos.
PERGUNTA DE PARTIDA- OBJETO DE PESQUISA:
Quais procedimentos didáticos que podem ser utilizados com surdos no processo de aquisição de leitura e escrita?
JUSTIFICATIVA:
Dentro da minha vida acadêmica e docente sinto-me inquietada sobre a maneira de como as crianças surdos adquirem a leitura e escrita, e é por esse motivo que almejo estudar esse tema. Sei que dentro desse processo faz-se indispensável o uso de metodologias diferenciadas, por isso, procuro conhecer tais métodos que auxiliem nesse procedimento, para melhores resultados desses alunos.
Segundo o censo de 2000 realizado pelo IBGE há aproximadamente 24,5 milhões de pessoas que possui alguma incapacidade ou deficiência (sendo 14,5% da população brasileira), sendo 5,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva e dentre esses 176.067 são totalmente impossibilitados de ouvir.
Desse modo observa-se que há um grande número de pessoas com deficiência em todo o Brasil e especificamente na cidade de Quixadá, fazendo-se necessário uma atenção cada vez maior, para com os mesmos, em sua comodidade, mobilidade, atendimento médico, e principalmente a sua escolarização, sendo assim imprescindível incluí-las de maneira correta fazendo valer todos os seus direitos que lhe são assegurados por lei.
A justificativa desse projeto deve-se à vontade de despertar nos educadores o desejo pelo conhecimento da educação inclusiva, principalmente com surdos, que é meu objeto de estudo, pois não se pode ensinar de maneira satisfatória o que você não conhece claramente.
A surdez traz ao indivíduo diversas limitações, inclusive no processo educativo, já que a audição é essencial para seu desenvolvimento. Como afirma Maria Cristina e Josefina Martins (2000), a deficiência auditiva prejudica o portador, considerando que a audição é indispensável para aquisição da linguagem falada, afetando ainda os processos psicológicos de