Meu pal
CLIMATOLOGIA – PROFESSOR RUIBRAN DOS REIS
CINTIA, DANIEL, ERICSON, NATÁLIA, SÉRGIO E SHAIANE.
OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DO TRIGO EM UBERABA POR MEIO DE ESTUDOS CLIMATOLÓGICOS
Belo Horizonte, 2013.
OBJETIVO
Visamos a instalação de uma estação meteorológica para aumentar a produtividade e a qualidade do trigo em Uberaba, Minas Gerais.
JUSTIFICATIVA
Escolhemos a cidade de Uberaba por ter grande potencial para a triticultura. Esta cidade possui condições climáticas favoráveis ao cultivo deste grão devido ao clima tropical, vegetação do Cerrado e duas estações bem definidas; seca e chuvosa. A implantação da estação meteorológica irá possibilitar aos agricultores da região obter dados como temperatura, precipitação, umidade relativa do ar e velocidade e direção do vento. Esses dados são importantes para irrigação, fertilização, controle de pragas, entre outros. Os estudos climatológicos objetivam maximizar a produção por meio da instalação de uma estação meteorológica na fazenda Casa Branca, onde se dispõe de uma área de vinte hectares para o plantio e não há dados climatológicos precisos, tendo em vista que a única estação da cidade de Uberaba, pertence ao Instituto Federal de Minas Gerais e é voltada para estudos específicos para os cursos oferecidos pela instituição.
INTRODUÇÃO
O trigo é um cereal primário de consumo mundial. A produção anual está em torno de 500 milhões de toneladas, tendo como principais produtores mundiais a Rússia, Estados Unidos, China, Índia e França.
No Brasil sua produção concentra-se no Sul e Centro-Sul do país, o principal produtor é o Rio Grande do Sul. Minas Gerais possui grande potencial de cultivo deste grão, porém a produção ainda é pequena em relação