Cacau
ANATOMIA E MORFOLOGIA DO CACAUEIRO1
MANOEL TEIXEIRA2
MASSANDRO MARQUES3
CRUZ DAS ALMAS – BA
DEZEMBRO/2012
¹ TITULO DO TRABALHO
² PROFESSOR DA DISCIPLINA
³ GRADUANDO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
ORIGEM
O cacau é originário do Norte do Brasil (Amazônia) - América Tropical.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Da Amazônia, o cacaueiro migrou para a região dos Andes e mais tarde dispersou-se pela Venezuela, Colômbia, Equador, América Central e México, além de ter se estabelecido também ao longo das regiões às margens do rio Amazonas e de seus principais afluentes.
A partir da Amazônia, o cacaueiro foi levado para a África, expandindo assim seu cultivo em vários países, como Gana, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões e Malásia, de onde provêm, hoje, mais de 70% da produção mundial.
Em meados do século XVIII, sementes de cacau do Pará foram levadas para Ilhéus, no sul da Bahia, onde a cultura se expandiu e o cacaueiro passou a ser cultivado também em mais oito estados da Federação. A Bahia, historicamente, participa com mais de 80% da produção nacional, a região Amazônica com 17%, o Espírito Santo e outros estados com o restante.
A maior produção de cacau procede atualmente de áreas situadas na Costa da Guiné (África) e no Brasil, particularmente no sul da Bahia. Gana (antiga Costa do Ouro), onde o cultivo se iniciou em 1879, é o maior produtor mundial.
CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA
Nome popular: cacaueiro, cacau, árvore-da-vida
Nome científico: Theobroma cacao L.
Família botânica: Sterculiaceae
Origem: Brasil - Região Amazônica.
Cultivo: Preferem solos profundos, permeáveis, férteis ou adubados, necessitando de sombra. O plantio deve ser feito na época das chuvas.
Porte: pode atingir até 6 metros de altura
Floração: verão
Frutificação: outono e inverno
Propagação: sementes