cacau
Ao ouvir falar sobre cacau logo pensamos em chocolate, e seus males, que engordam dentre vários mitos e verdades. Este tema ira mostrar alguns pontos positivos e negativos do cacau e fazer com que os amantes de chocolate possam respirar mais aliviados. Porem no caso do chocolate é mais recomendado o chocolate amargo, por ter 55% de cacau em sua composição, contrario do chocolate ao leite que possui muito açúcar em sua composição.
O cacau em si estimula a liberação de endorfinas e aumenta a disposição mental, por causa das aminas biogênicas, que de acordo com a nutricionista Gabriela Passoni pode ajudar nos casos de depressão.
O cacau em si próprio é um adstringente, amargo, desinfetante, emoliente, cheio de nutrientes, alem de ser tônico.
O fruto do cacau além de no preparo do chocolate pode ser consumido puro, no preparo de doces, sorvetes, podendo também encontrar vários usos para o fruto
Possui as seguintes propriedades funcionais( Princípios ativos): Gordura(50 a 57%), Teobromina(1 a 3% - bases púricas), Cafeína(0,16 a 0,4%), Esteróis Substâncias proteicas, Vitaminas do grupo B (tiamina, lactoflavina, piridoxina, biotina, pantotenato de cálcio, nicotinamida, ácido fólico, vitamina B12), Traços de vitamina D, Açúcares (glucose, sacarose, rafinose, estaquiose), Mucilagens, Pectinas, Amido, Esteróis Óleo essencial( 0,001%), Ácidos livres(valérico, caprílico, cáprico), Ésteres de ácidos gordos inferiores, Substâncias proteicas( 11,18 a 12,65%), Epicatequina, Flavonóides, Procianidinas, Aminas, Adenina(0,055%), Guanina(0,01%), Teofilina, somente em pequenas quantidades, Taninos( 5 e 8,48%), Vermelho de cacau.
Dele é extraído uma gordura popularmente conhecida como a manteiga de cacau, onde contem glicerídeos dos ácidos esteáricos, palmíticos, mirístico, oleico e linoleico.
Apesar do cacau não possuir toxinas, foi resgistrado um caso onde um cão comeu 1 Kg de chocolate começou a ter convulsões e hiperexcitabfidade onde o animal desmaiou e