Cacau
O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para Costa criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde. Porém, logo depois passou a pagar aluguel pelo espaço. Costa se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários.
A primeira loja da Cacau Show nasceu no final de 2001 e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram 18 pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano, e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano, da Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta é chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil.
Hoje a empresa conta com 1.100 franquias em todo o País e, com isso, se tornou a maior rede de alimentação do Brasil. A fábrica, instalada em Itapevi, interior de São Paulo, em 2006, possui 70 mil metros quadrados, sendo 37.500 mil m² construídos e com previsão, até abril de 2012, de chegar a 55 mil m² de área