papper sobre inclusão
Adriana de lima
Marlete A. Alves
Prof. Sandra Regina Martarello Muller
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0756)- Prática Módulo II
27/11/2013
RESUMO
A inclusão social vem aos poucos substituindo a prática da integração social, que há quatro décadas ocupa o lugar da segregação e da exclusão de pessoas consideradas diferentes da maioria da população de qualquer sociedade. Essa leitura da representação social de deficiência referente ao modelo social expressa o significado do paradigma da inclusão. Portanto, esse paradigma transpõe a concepção da simples ocupação física no espaço do ensino comum por parte do aluno com necessidade especial, constituindo-se então, no acesso e na permanência desse aluno por meio da valorização e do atendimento da diversidade.
Palavras-chave: Inclusão; Sociedade; Diversidade.
1 INTRODUÇÃO
Ao assumir as normas estudadas não respondem a um modelo único voltado para aspectos inclusivos, pois tais documentos são produto e processo das condições em que se revelam as expectativas de determinados grupos sociais em torno das práticas educacionais estabelecidas.
Cabe, portanto, à sociedade eliminar todas as barreiras físicas, programáticas e atitudinais para que as pessoas com necessidades especiais possam ter acesso aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.
Para proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade, a
tecnologia assistida é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e