Metrologia - ISO 14000 e ISO 9000
No mundo contemporâneo, a adoção das normas de gestão ambiental ISO 14000 tornou-se um dos principais mecanismos de gerenciamento empresarial. Contudo, a implantação de tal norma torna-se complexa e altamente exigente em termos de esforço, capital e participação coletiva. Uma maneira eficiente para a viabilização de um sistema de gestão ambiental é integrá-lo a um sistema de qualidade ISO 9000, cujo entendimento conceitual e funcional já é disponível nas empresas que o adotam
A série ISO 14000 é um conjunto de normas, agrupadas por assuntos chaves, que tem por objetivo estabelecer critérios internacionalmente aceitos como referencia de gestão ambiental, quer seja de processos, atividades ou operações industriais, ou mesmo tendo aplicações para se trabalhar no campo de gestão ambiental entre produtos. Para as empresas, a existência desta série de normas internacionais favorece a uniformização de processos de gestão, que poderá evoluir até a comprovação deste processo, através de uma auditoria de gestão ambiental.
Tal auditoria, realizada sempre de forma terceirizada, permite a empresa auditada e certificada se os resultados da auditoria assim a permitirem divulgar a sociedade esta nova situação da empresa.Dentro da série, a única norma passível de verificação de conformidade, é a norma 14.001, que estabelece diretrizes para o sistema de gestão ambiental.
Os novos cenários mercado lógicos colocados diante das empresas apresentam características inovadoras que as despertam para as necessidades de promoverem internamente grandes mudanças organizacionais e gerenciais. Diante disso, os novos objetivos gerenciais das corporações se transformam, não mais se resumindo na obtenção desmedida de bons indicadores de produtividade e lucratividade.
A partir dos conceitos propostos pela gestão da qualidade total, na década de 70, as empresas adotam novas posturas corporativas, ainda focadas na busca de bons