Fayol
A Direção consiste em dirigir e conduzir a empresa no sentido de atingir as metas que são a razão de ser da empresa.
Hoje, para algumas empresas encarar a especialização gera granes resultados, enquanto para outras, a multifuncionalidade é a forma de tornar cada vez mais ágeis os processos administrativos. A maioria os gerentes não encara a especialização do trabalho nem como obsoleta e nem como fonte inesgotável do aumento de produtividade.
Nos dias de hoje, disciplina consiste, essencialmente, na obediência, na assiduidade, na atividade, na presença e nos sinais exteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes. Para Fayol, os meios para estabelecer e manter a disciplina eficaz são: bons chefes, convenções claras e justas e aplicação de sansões penais. A disciplina consiste basicamente no funcionário direcionar seu comportamento de acordo com as regras da empresa, sendo ela realmente indispensável ao alcance das metas e objetivos da organização. No entanto a linha do tempo, propicia a percepção da diferença no modo como este caso era aplicado em comparação com os dias de hoje. Atualmente, contamos com algumas mudanças sob a visão deste aspecto.
Os meios de se atingir a disciplina ficam por conta das pessoas, enquanto os resultados são cobrados pela organização. Assim, o desejável é que as organizações negociem com seus membros os parâmetros de comportamento que estes deverão seguir, sendo que a ação corretiva deve ser preferida à ação punitiva.
Este princípio visa evitar um fator muito indesejável na administração de recursos humanos: a rotatividade, que é