Certificação iso
A "International Organization for Standardization (ISO)", ou Organização Internacional de Padronização, é a maior instituição do mundo no desenvolvimento e na concessão de padrões técnicos.
A ISO é uma organização não-governamental, estabelecida em 1946 para desenvolver padrões mundiais de promoção do crescimento eqüitativo do comércio internacional. Com sede em Genebra, na Suíça, tem representantes em 147 países.
A ISO tem por objetivo promover o desenvolvimento da normatização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços e, ainda, desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, tecnológica e econômica.
No Brasil, o representante máximo oficial da ISO é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O INMETRO é o órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, instituído pela Lei nº 5.966, de 11.dez.73, com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industriais.
Fundada em 1940, a ABNT, entidade privada sem fins lucrativos, é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico nacional. A ABNT é membro fundador da ISO, da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (COPANT) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN).
Os padrões da ISO são voluntários (inexiste exigência legal forçando os países a adotá-los), mas se tornam, a cada dia, um requisito básico de mercado.
As famílias ISO 9000 e ISO 14000 estão entre os padrões mais conhecidos e bem-sucedidos no mundo.
O ISO 9000 tem-se tornado uma referência para requisitos de qualidade em negócios para comércio entre empresas. O objetivo é implantar nas empresas um sistema de gestão de qualidade e garantir aos processos dessas