metrologia estatística
João Cirilo da Silva Neto jcirilo@araxa.cefetmg.br.
CEFET-MG-Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-Campus IV, Araxá
Av. Ministro Olavo Drumonnd, 25, Bairro São Geraldo, CEP: 38.180.084-Araxá- MG.
RESUMO
O objetivo desse trabalho é apresentar uma ferramenta que analisa o diâmetro de um eixo, levando em consideração aspectos relacionados com a estatística e tolerâncias dimensionais
(variação permitida da peça). Com esta ferramenta, foi possível mostrar que, em um intervalo de confiança pré-estabelecido, existem 95% de probabilidade de o diâmetro do eixo estar compreendido entre 13,020 mm e 13,028 mm. Para se chegar a esta conclusão, foi feita uma série de medições no eixo, utilizando um micrômetro de resolução 0,001 mm e feita uma análise estatística dos diâmetros medidos.
Palavras-Chave: Metrologia, Tolerância Dimensional, Estatística, NBR 6158:1995.
1. INTRODUÇÃO
Define-se metrologia como sendo a ciência das medidas e suas aplicações (Inmetro,
2009). Ela abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas.
A metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos. Por isso, esta atividade tem sido o pontochave para garantir o desenvolvimento do Brasil, principalmente quando de trata de exportar produtos brasileiros para o exterior.
Quando uma peça é fabricada, nem sempre é possível produzi-la com dimensões exatas ou sem nenhuma liberdade para mais ou para menos. Para que a peça funcione normalmente, durante o processo de fabricação, normalmente, é permitida uma diferença para cima ou para baixo nas suas dimensões