Desenvolvimento Profissional x Desenvolvimento Pessoal
Na busca pelo crescimento profissional, muitas vezes é deixado de lado a busca pelo desenvolvimento pessoal. No entanto ambas, carreira e vida são interligadas. É através do autoconhecimento que os dois caminhos se aliam, pois a formação do ser como um profissional está diretamente ligada ao seu desenvolvimento pessoal.
A discussão do autoconhecimento vai além de uma simples análise do que é bom ou ruim para a vida profissional ou pessoal. Trata-se do aprofundamento do ser como um todo, do entendimento da pessoa e do seu comportamento. Em resumo, as pessoas que trabalham o autoconhecimento acabam por ter vantagens em momentos estratégicos, pois já tiveram tempo de identificar seus próprios pontos fracos e trabalhar neles. Assim como o desenvolvimento na área técnica, também é muito importante este trabalho de autoconhecimento na área pessoal e social, para que a pessoa também se destaque em momentos que o diferencial é a capacidade de liderar, trabalhar em equipe e contribuir para um ambiente de trabalho com pessoas motivadas.
Como profissional, frequentemente é analisado o desempenho através de metas atingidas, mas até que ponto os questionamentos sobre as qualidades profissionais refletem no crescimento pessoal e vice e versa? Este tipo de trabalho, preocupado somente em atingir metas e não focando no desenvolvimento pessoal e profissional pode atingir toda uma equipe, dependendo de como desempenha o gestor da mesma. Ao cobrar somente metas, o desenvolvimento de cada profissional fica em segundo plano, pois os mesmos são estimulados somente a fazer a mesma coisa buscando mais resultados e desprezando os seus valores: o pensar, o relacionamento interpessoal, entre outros.
O autoconhecimento auxilia não somente no alinhamento dos objetivos e metas profissionais, como também nas pessoais. E esta busca deve investigar o que realmente compreende a felicidade ou infelicidade, os afazeres onde o