Importância da metrologia na área industrial.
A metrologia primeiramente é uma ciência que estuda a medição e seus diversos parâmetros associados a mesma, desde analises de tolerância, seleção de ajustes à estatísticas do processo. A medição pode ser definida como um conjunto de operações de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
A Metrologia Industrial nada mais é que o emprego da Metrologia no chão-de-fábrica, visando controlar as especificações técnicas ou o processo de fabricação de um produto, se tornando um elemento principal para a garantia da qualidade.
A metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Medir torna-se, portanto, um elemento central nas ações em busca da satisfação do cliente e na conquista de espaços maiores no mercado. Medir viabiliza quantificação das grandezas determinantes à geração de um bem ou serviço, subsidiando com informações o planejamento, a produção e o gerenciamento dos processos que o produzem.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Site Sebrae SC <http://www.sebrae-sc.com.br/sebraetib/Hp/conceitos/metrologia/metroindustrial.htm> Acesso: 19 de fevereiro de 2012
Site Banas Qualidade <http://www.banasqualidade.com.br/revistas/metrologia%20na%20petrobras.pdf> Acesso: 19 de fevereiro de