Metodos Quantitativos Primeira aula
Capítulo I.
Demanda de Mercado.
Seja U uma utilidade qualquer (bem de serviço) e seja D a demanda ou procura de mercado desta utilidade a um preço P, isto é, a soma das quantidades que todos os compradores do mercado estão dispostos e aptos a adquirir ao preço P, em determinado período de tempo, que pode ser um dia, uma semana, um mês etc. Insistimos que a demanda ou procura a que nos referimos é a de todos os compradores da utilidade e não a de um comprador individual. A função que a todo preço P associa a demanda ou procura de mercado ao preço P é denominada função demanda ou função procura de mercado da utilidade no período considerado. A representação gráfica desta função constitui a curva de demanda ou de procura da utilidade.
EXEMPLOS:
1)- A função demanda dada por D 45 – 5. P, onde P é o preço por unidade do bem ou serviço e D a demanda de mercado correspondente.
a) Intervalo de variação do preço P:
Para que haja demanda, isto é, para que D= 45 – 5. P seja positivo devemos ter: D>0 45 – 5. P > 0 -5. P > -45 x(-1) 5. P < 45 P < 45/9 P < 9
Portanto o intervalo e variação de P é o intervalo]0,9[
b) Intervalo de variação D.
Dada à equação D = 45 -5. P. Isolamos a variável P, portanto fica P = (45 – D) /5
Como P. 0, devemos ter:
(45 – D) /5 >0
45 – D > 0
-D > -45 x(-1)
D < 45 Portanto, D varia no intervalo]0,45[.
c) Representação gráfica.
Conforme já vimos à função demanda é dada pela equação D = 45 -5. P, com P pertencente ao intervalo ]0,9[, é uma função linear neste intervalo.
(P, D) = (0,45) e (P, D) = (9,0)
TABELA:
Preço.
Demanda.
0
45
9
0
GRÁFICO:
A representação gráfica também poderia ter sido feita invertendo-se a posição dos eixos, isto é, fazendo P variar no eixo vertical e D no eixo horizontal. Conforme costuma fazer os economistas.
EXERCÍCIOS:
1- Represente graficamente as demandas de