Metodos Num Ricos 1
Uma grande fonte de métodos numéricos são as soluções e demonstrações matemáticas que geram métodos construtivos ou algorítmicos, composto por um número finito de operações envolvendo apenas números (operações aritméticas elementares, cálculo de funções, consulta a uma tabela de valores, consulta a um gráfico, arbitramento de um valor, etc.). Esses algoritmos gerados são utilizados para se obter as soluções numéricas.
As aplicações em cálculo numérico são largamente utilizadas em diversos processos da engenharia. Sua utilização vai desde aplicações para determinação de raízes de equações, passando por interpolação de valores tabelados, equações diferenciais parciais ou ordinárias até integração numérica entre outros. Desta forma, torna-se cada vez mais comum a necessidade de programar-se tais aplicações para a resolução de problemas do cotidiano do profissional da área de engenharia.
A função do Cálculo Numérico na Engenharia é “Buscar solucionar problemas técnicos através de métodos numéricos ⇒ modelo matemático”.
Modelagem é a fase de obtenção do modelo matemático que descreve o comportamento do sistema físico.
Resolução é a fase de obtenção da solução através da aplicação de métodos numéricos (este é o objetivo de estudo do Cálculo Numérico).
Podem ser considerados pertinentes os seguintes passos para a resolução de um problema: parte-se de um problema do mundo real, específico de uma determinada área do conhecimento humano. Tal problema deve ser modelado computacionalmente, com refinamentos capazes de fazer com que as expressões matemáticas traduzam da forma mais fiel possível os fenômenos sob estudo. A partir desse ponto, onde esse problema passa a ser um problema de resolução de equações/ sistemas de equações, aplicam-se métodos para a resolução desses sistemas. No