Trab Sistema Articular TF
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3
1. SISTEMA ARTICULAR 4
1.1 TIPOS DE ARTICULAÇÃO 5
2. PRINCIPAIS ARTICULAÇÕES 13
2.1 TEMPORO-MANDIBULAR 13
2.2 OMBRO 14
2.3 COTOVELO 15
2.4 PUNHO 16
2.5 QUADRIL 17
2.6 JOELHO 18
2.7 TORNOZELO 19
CONCLUSÃO 20
Bibliografia 21
INTRODUÇÃO Trabalho de anatomia sobre o sistema articular humano, onde são abordados os aspectos gerais das articulações do corpo humano, bem como o detalhamento das principais articulações humanas. Abordamos os tipos de articulações, as estruturas que compõe uma articulação e as principais articulações do corpo, como exemplo, a temporomandibular, ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo. Além de abordarmos também os ossos, ligamentos e músculos.
1. SISTEMA ARTICULAR
Chamamos de articulação um ponto de contato entre ossos, entre cartilagens e ossos, ou entre dentes e ossos. Este ponto de contato forma uma juntura.
O que determina o funcionamento da articulação é a sua estrutura. Algumas articulações permitem o movimento enquanto outras não. Geralmente quanto mais ajustada no ponto de contato, mais forte a articulação, porém seu movimento será mais restrito, por outro lado, quanto mais frouxa a articulação, maior será o seu movimento, mas isto tende ao deslocamento.
O movimento também é determinado pela forma do osso que se articula, pela flexibilidade do tecido conjuntivo da união desses ossos e pela posição dos ligamentos.
A Artrologia é o estudo científico das articulações e vem do grego arthron=articulação e logos=estudo de.
Algumas articulações funcionam como um “amortecedor” diminuindo o impacto causado pelo atrito na movimentação do corpo humano.
1.1 TIPOS DE ARTICULAÇÃO
Classificamos as articulações em classes estruturais com base nas características anatômicas, ou em classes funcionais, com base no tipo de movimento que são permitidos.