sesmt
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial constituiu-se numa profunda transformação na cultura material do Ocidente. Nós usualmente consideramos que ela surgiu em torno de 1.700.
Com os preconceitos às aplicações práticas das ciências na Antiguidade e com o tradicionalismo da Idade Média, o Século XVIII encontrou o mundo utilizando, com raras exceções, os mesmos utensílios, as mesmas técnicas, as mesmas formas de comunicação que eram usadas desde os primórdios. Os Estados ainda guardavam as características do feudalismo, com seus territórios isolados e praticamente independentes, onde a atividade econômica principal era a agrícola, explorada com técnicas bastante rudimentares.
Nessa época não existiam empresas da forma como as conhecemos hoje. Elas eram domiciliares, praticamente não havia divisão de trabalho e a produção estava a cargo de artesãos que executavam o trabalho manualmente, sendo poucas as máquinas utilizadas. Os mercados dessas empresas eram limitados pelos respectivos territórios dos Estados, e predominavam as relações empregador-empregado.
Não se pode afirmar que a Revolução Industrial tenha tido início numa data fixada, mas foi em fins do Século XVIII que tomou grande impulso.
Nessa época Ra a Inglaterra o país que tinha mais condições para efetuar grandes mudanças, pois havia abundância de mão-de-obra, de capitais, de meios de transporte de novas tecnologias: o vapor.
A revolução agrícola efetuada anos antes libertou grandes contingentes da população para as grandes cidades, em busca de melhores oportunidades.
A comercialização dos produtos agrícolas através dos transportes marítimos trouxe para os ingleses, concomitantemente, o desenvolvimento do mercado financeiro inglês e a hegemonia marítima.
Com essas condições, a chamada Revolução Industrial nasceu na Inglaterra e posteriormente espalhou-se para o mundo. Teve como conseqüências profundas mudanças econômicas, sociais e