Apresentação de Dosagem do Concreto
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Alan Francisco Maciel dos Anjos – 02019008901 Marchury Melo Sckyr Ahndrew - 08118005601
RELATÓRIO
DOSAGEM DE CONCRETO
BELÉM 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
1 - INTRODUÇÃO O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade. Ambas são medidas a partir de ensaios em laboratório que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas. De modo geral, os ensaios de concreto são realizados para controle de qualidade e para verificar se ele atende às especificações de projeto.
O método (IPT) que foi utilizado neste ensaio considera a relação água-cimento (a/c) como o parâmetro mais importante para o concreto estrutural. Este é o principal parâmetro controlado na dosagem, pois se credita a ele a responsabilidade por 95% das variações na resistência do concreto. Definidos os materiais (cimento, água, agregado graúdo e miúdo) e essa relação a/c, a resistência e durabilidade do concreto passam a ser únicas, sempre que seja mantida a mesma trabalhabilidade da mistura.
O trabalho por nós realizado trata-se de ensaio em corpos de prova cilíndrico de concretos realizados no Laboratório de Construção Civil do Campus Campos Guamá, a fim de se trabalhar a consistência, Resistência à Compressão e Módulo da Elasticidade.
2 – OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVO GERAL
2.2 – OBJETIVO ESPECÍFICO
Encontrar traço definitivo para Fck=17Mpa com abatimento 70±10mm, e teor de argamassa 55%. Usando-se:
Ensaio de produção de concreto;