metodos de separaçao
A fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa. No caso deste experimento será o papel conseguido a partir do coador de café.
A fase móvel é um líquido ou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento em questão será a água e, posteriormente, o álcool.
2) Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.
3) O método da Cromatografia pode ser usado para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo centenas de compostos.
4) A filtração simples consiste em despejar a mistura sobre uma superfície porosa apropriada, o filtro. Este permite que a fase líquida o atravesse, mas retém a fase solida, propiciando uma separação de ambas. O papel de filtro é elaborado com fibras de papel entrelaçadas de modo que os orifícios entre elas atuem como os orifícios de uma peneira. As partículas formadoras de água são tão pequenas que passam por dentro desses orifícios. Já as partículas de areia, maiores que eles, são retidos pelo papel.
5) Para separar misturas heterogêneas solido/liquido
6) Para acelerar a filtração foi desenvolvido o proceso de filtração a vácuo. Nesse processo, o papel de filtro é ajustado à superfície de um funil apropriado, o funil de Büchner, que é conectado a boca de um frasco especial, o kitassato.
O dispositivo denominado trompa de agua é ligado ao kitassato. Dentro da trompa passa água corrente, que arrastra ar consigo. Esse fluxo remove um pouco de ar de dentro do kitassato e faz a pressão interna ficar menor que a pressão atmosférica. Consequentemente, a pressão atmosférica força a fase liquida da mistura a passar mais rapidamente pelo papel de filtro. 7) Para