Métodos de Separação
Os Processos de Separação são uma etapa essencial nos processos industriais relacionados com a indústria química e afins. De facto, encontramos unidades de separação nas indústrias petroquímicas tradicionais, mas também nas indústrias farmacêutica, alimentar, cosmética, cerâmica e da pasta e papel, bem como nas indústrias ligadas à reciclagem, entre outras.
Nesse trabalho será definido três processos de separação muito utilizados nas indústrias: destilação, absorção de gás e extração de líquido-líquido.
2 DESTILAÇÃO
Processo no qual uma mistura de duas ou mais substâncias, no estado líquido ou vapor, é separada em seus componentes, com uma determinada pureza, através de um processo térmico (aplicação ou remoção de calor).
O processo da Destilação está baseado no fato de que o vapor de uma mistura em ebulição será mais rico nos componentes que têm pontos de ebulição mais baixos.
A destilação é, assim, um processo clássico da Engenharia Química sendo um dos métodos mais indicados para separar misturas líquidas nos seus componentes. O termo destilação origina-se na palavra latina "destillare" que significa pingar ou gotejar vagarosamente no sentido descendente. Essa denominação ocorre devido ao visível gotejamento do produto originado em qualquer processo de destilação, no qual o líquido original tenha sido vaporizado e, então, re-condensado.
Figura 1 - montagem de laboratório para destilação 2.1 APLICAÇÕES
A operação de Destilação tem muitas e variadas aplicações a nível industrial, mas a aplicação mais conhecida é na Indústria Petroquímica, na separação do petróleo (crude) em frações de hidrocarbonetos com diferentes gamas de peso molecular. Contudo, existem muitos outros processos industriais que utilizam a destilação, como seja na produção de polímeros, nas indústrias alimentares e farmacêutica, na reciclagem de óleos e, também, na indústria dos biocombustíveis, por exemplo, na purificação do bioetanol, e até na