cadeia de distribuição
A diversidade de plataformas atualmente é uma realidade no mundo empresarial. A administração desses sistemas, caracterizados por serem heterogêneos e distribuídos, apresenta áreas críticas como por exemplo distribuição automática de software.
Distribuição de software é importante para administração de sistemas porque facilita a manutenção, suporte e gerenciamento das redes agilizando de modo significativo as tarefas do administrador.
Introdução
Desde a década passada, a descentralização de recursos computacionais em ambientes corporativos vem acontecendo continuamente. Muitas aplicações foram movidas para microcomputadores e estações com sistema operacionais não proprietários. Historicamente vê-se o paradigma da computação centralizada perder mercado para o novo paradigma descentralizado. Essa mudança foi motivada principalmente pela remoção de um ponto central de falha favorecendo uma maior disponibilidade dos recursos computacionais.
A computação centralizada, que dominou o mercado por um longo período, adquiriu maturidade em muitos aspectos administrativos. Os sistemas proprietários tinham ferramentas estáveis para gerenciar os ambientes abrangendo áreas como monitoração de performance, backup, restore e completo gerenciamento de software.
Distribuição de um software
Uma das tarefas mais comuns em organizações com redes de computadores é a distribuição de software que consiste em instalar novos softwares em computadores da rede ou atualizar versão de software já instalado. Embora seja fácil copiar manualmente arquivos de programas inteiros para um número pequeno de computadores, isso passa a ser uma tarefa preocupante em redes de médio ou grande porte por consumir bastante tempo do administrador que precisa instalar atualizar e configurar cada computador manualmente. Assim, em ambientes maiores, mecanismos automáticos para distribuição de software são de grande utilidade porque permitem minimizar o