Engenharia de Distribuição e Cadeia de Suprimentos
Rede de entrega direta
As entregas chegam diretamente dos fornecedores às lojas varejistas. Nesta rede os gerentes de logística precisam decidir apenas qual será a quantidade a ser transportada e qual meio de transporte adotará, pois a rota de cada carregamento já está especificada. Essa rede tem a vantagem de eliminar depósitos intermediários, além de simplificar suas operações, mas é aconselhável apenas para lojas varejistas que suportam lotes grandes de suprimentos.
Entrega direta com Milk RunO Milk Run surgiu no abastecimento das usinas pasteurizadores e beneficiadoras de leite. A lógica consiste em coletar as matérias-primas dos fornecedores com um roteiro e horário programado (PIRES, 2004). Chopra e Meindl (2003, p. 275) definem Milk Run como sendo “...um tipo de transporte para coleta e entrega de produtos em que um caminhão pode tanto entregar o produto de um único fornecedor para diversos clientes como coletar de vários fornecedores e entregar a apenas um cliente.”. A princípio essa técnica visa reduzir os custos logísticos de abastecimento via economia de escala, racionalização das rotas e aproveitamento do meio de transporte (consolidação de carga) (CHOPRA e MEINDL, 2003). Normalmente, essa prática é gerenciada pela empresa cliente no caso da coleta e pela empresa fornecedora no caso da distribuição, no entanto, o uso de operadores logísticos pode potencializar os ganhos de escala (BOWERSOX e CLOSS, 2001).
Essa prática pode ter várias freqüências de coleta. As novas configurações empresariais como condomínio e consórcio modular, possibilitam a execução desse sistema com uma freqüência de horas. Já em empresas separadas geograficamente essa prática exige um tempo maior de coleta (PIRES, 2004).
A vantagem deste sistema é a eliminação de depósitos intermediários ao 64mesmo tempo em que consolida a carga no caminhão, racionalizando os custos de