Tijolo por Tijolo
Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa
Este é um livro que se destina a professores do Ensino Fundamental. Ajuda na caminhada dos professores, pois ensina como ensinar, tendo um grande eixo de atividades didático-pedagógicas que estão presentes na teoria e na prática. Ajuda os docentes a construir o mundo da leitura e escrita desde os primeiros anos de vida escolar. A obra é rica em sugestões de atividade e exemplos de sala de aula. No final de cada capítulo, os textos complementares e as questões de aprofundamento e aplicação contribuem para formação do professor.
O livro é dividido em 14 capítulos, composto por quatro partes. A primeira é intitulada “Leitura: casa em construção”; a segunda, “Escrita: esculpindo palavra por palavra”. Logo após, vem “A gramática na contramão”, e, por último, “A constrição em seus alicerces”. Todas estas partes possuem capítulos que dão sentido às práticas pedagógicas quando diz a respeito de ensino-aprendizagem e avaliação da linguagem para professores que já estão na área e aqueles em formação.
Inicialmente, pode-se dizer que, em muitos anos fundamentou-se a repetição de exercícios. Pensava-se que a criança iria ler e escrever melhor; nas aulas de alfabetização, havia tarefas semelhantes. Atualmente, existem diversos exercícios descontraídos que promovem a construção do conhecimento. A autora coloca que, para ser uma boa atividade, ela precisa ser significativa, produtiva e desafiadora, pois o aluno constrói o que já conhece, ele aprende a modificar e não se acomodar e, ao mesmo, tempo interage com os colegas e professores. Entretanto, a importância da leitura começa antes mesmo da criança entrar na escola. O mundo letrado está presente por toda vida. Hoje vivemos num mundo cercado de textos por todos os lados, seja em qualquer lugar.
Há alguns anos atrás, praticamente todos os professores tinham o método de entregar textos e pedir para um aluno começar