metodos de separação
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
QUÍMICA ANALÍTICA
Método de Separação
Manaus – AM
2013
Método de Separação
Aluna: Marcia Lorena Monteiro da Silva
Manaus- AM
2013
1. Introdução
Os métodos de separação são utilizados para isolar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componente originais. Os métodos de separação são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades e constantes físicas para separar os componentes de uma mistura. A decantação é um processo que permite a separação de misturas heterogêneas, utilizada principalmente para misturas liquido-liquido (água e óleo) a mesma feita por nós em aula prática em laboratório.
2. Fundamentação Teórica
A decantação permite a separação de líquidos imiscíveis (não se misturam) como, por exemplo: água e óleo, sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. No laboratório utilizamos o funil de separação e a água como mais densa localizou-se na parte inferior e foi escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita também de maneira mais rudimentar, utilizando-se apenas de um sifão.
3. Parte Experimental
Utilizamos para a realização desse experimento:
Argola com Mufa
Suporte universal
Funil de separação
Proveta
Pissete
Bastão de Vidro
Becker
Funil
Água
Óleo de Soja
Primeiramente a professora Larissa depositou as substancias em um Becker e as misturou com o bastão de vidro, depois as colocou no funil de separação, balançou e depois abriu para liberar a pressão, esperamos assentar, após isso, retiramos a água do funil, pois não era de nosso interesse saber seu volume, e como sua densidade é maior, fica na parte inferior tendo assim que ser retirada primeiro. Colocamos a água em um Becker, deixando gotejar no