Metodos de pontos
Bastante flexível, e por isso mesmo, de fácil adaptação às peculiaridades das diferentes empresas, o método de avaliação de cargos por pontos é, ao mesmo tempo, quantitativo e analítico. Analítico, porque os cargos são divididos em suas partes componentes, com o propósito de se fazer comparações entre elas. Quantitativo porque são atribuídos valores numéricos para cada um dos seus elementos constituintes e um valor total para o cargo, através da soma dos valores numéricos atribuídos a cada elemento em particular. Enquanto no método de ordenamento os cargos são tomados de uma maneira global, comparando-se um com o outro, neste método tomamos cada cargo individualmente e após decompô-lo em fatores iremos avaliá-lo em relação a uma escala de subfatores ou graus, previamente elaborada, para que possamos, então, determinar o número de pontos obtidos em cada fator. O método de pontos segue, geralmente, o seguinte processo de desenvolvimento:
1 - Estabelecimento de uma comissão de avaliação representativa das diversas áreas da empresa, com responsabilidade para avaliar os cargos, dentro das linhas estabelecidas.
2 - Análise de uma significativa amostra de cargos, preparação das descrições e especificações deles ou ainda de fichas de informação sobre os mesmos.
3 - Seleção e definição dos fatores considerados os mais críticos na determinação dos graus relativos de dificuldade e responsabilidade entre os cargos.
Neste método, a criteriosa seleção e a clara definição dos fatores a serem considerados constituem exigências fundamentais, uma vez, que deles dependerá diretamente a correção da avaliação. Os fatores terão de ser definidos em termos objetivos e desdobrados nos graus ou subfatores apropriados, a fim de que se possa desenvolver satisfatoriamente o método. A identificação dos fatores está diretamente relacionada com os tipos de cargos a serem avaliados, assim, poderemos considerar grupos de fatores diferentes